Hoje fizemos uma reflexão sobre a necessidade de mudança de postura do professor para que a utilização das tecnologias possibilite melhores resultados na aprendizagem. Muitos educadores ainda não perceberam como as tecnologias fazem parte do nosso cotidiano e estão cada vez mais presentes em praticamente todas as atividades que realizamos, especialmente na vida dos nossos alunos, que já nasceram nesse ambiente onde a tecnologia se faz presente.
Muitos professores resistem o quanto podem à utilização das TIC nas aulas. Outros, a transformação em novo suporte para aulas “antigas”, sem que haja o uso pedagógico das mesmas. Acreditam que todo esse "trabalho" será inútil e desgastante. Muitos não observam o quanto o trabalho como as TIC pode ser positivo, valorizando a construção colaborativa do conhecimento e a autoria. Outros professores reclamam que os alunos não mudam de postura e estão a cada dia pior, no entanto, não buscam trazer para suas aulas, elementos que as tornem interessantes e atrativas, mais próximas da realidade e do contexto do aluno.
As tecnologias chegaram para ficar e ocuparam seu espaço. Cabe ao professor, resgatar seu espaço e a atenção do seu aluno e para isso, as tecnologias são grandes aliadas, para encantá-los e seduzi-los, aproximando-os novamente.
É urgente que o professor compreenda a necessidade da mudança e que busque meios para que esta mudança se concretize.
“Quando os ventos da mudança chegam, algumas pessoas constroem abrigos, outras, moinhos”
Nenhum comentário:
Postar um comentário